A computação em nuvem, o cloud computing, proporcionou que novas aplicações de software surgissem, transformando a relação das empresas com esses dispositivos. Diferentes sistemas de gerenciamento de processos foram criados, e, com o tempo, sistemas separados, informações desarticuladas e perda de dados, gerando um grande problema para as organizações.
O iPaaS, uma plataforma de integração em nuvem, é a solução para otimização dos dados na empresa. Responsável por movimentar cerca de US$ 500 milhões, seu crescimento médio anual é de 41,7% .
O futuro não espera e toda empresa que quer se manter competitiva no mercado, precisa se reinventar e procurar métodos que entreguem mais eficiência a operação. Pensando na demanda crescente de soluções que integrem os sistemas de uma empresa, facilitando a comunicação e o trânsito de dados, surge o iPaaS.
Conheça mais sobre a plataforma e seus benefícios.
O que é a plataforma iPaaS?
Plataforma de Integração como Serviço, ou Integration Platform as a Service, o iPaaS é uma alternativa as integrações tradicionais entre softwares e aplicativos. Formado por um conjunto de soluções que facilitam o desenvolvimento, execução e governança de fluxos de integração. Com isso, diferentes tipos de processo, como cloud, on-premise e híbridos, ficam conectados as aplicações e dados de uma empresa ou várias.
Por meio do iPaaS problemas gerados pela fragmentação da informação são superados, o que otimiza a eficiência operacional, além de contribuir com a segurança dos dados. Isso porque, a plataforma oferece:
-
- Gerenciamento e monitoramento dos fluxos de aplicação;
-
- Garantia da governança das aplicações;
-
- Recursos de nuvem com elasticidade e autoprovisionamento;
-
- Gerenciamento dos ciclos de vida das integrações;
-
- Suporte de desenvolvimento;
-
- Ferramentas e tecnologias para execução de fluxos de integração.
Como funciona?
O que o iPaaS faz é construir pontes entre os softwares, sistemas e aplicativos da empresa, de modo a proporcionar a trânsito dos dados. A plataforma centraliza todo o trabalho de integração, cuja velocidade de acesso é garantida por meio do low-code e automatização.
O usuário, então, utiliza ferramentas de construção e gerenciamento de conexões, com elementos que permitem a transição de dados entre os sistemas, podendo também, padronizar a integração dos aplicativos, otimizando a automatização e compartilhamento de dados.
Ao escolher um iPaaS deve-se considerar os fatores que atendem as necessidades da empresa. Porém, alguns elementos são essenciais. O primeiro é observar se a solução tem um conjunto de conectores para SaaS e cloud services, também, se comporta a integração de soluções locais e de nuvem. A plataforma de integração deve estar preparada para o futuro, isso significa permitir a expansão, à medida que a demanda cresce e ser adaptável as mudanças e necessidades da empresa.
É igualmente importante que o iPaaS proporcione autonomia para o usuário desenvolver soluções de integração personalizadas, permitindo fluxos de integração gerenciáveis, além de um mecanismo robusto de “core integration engine“, disponível, confiável e seguro, bem como ferramentas de gerenciamento de desempenho, para análise e monitoramento das aplicações, com fornecimento de auditorias e alertas.
Benefícios do iPaaS
Por meio de uma plataforma unificada, o iPaaS soluciona problemas de integração. Projetado para que usuários com diferentes níveis de conhecimento de informática possam desenvolver e gerenciar integração de aplicativos, armazenamento e troca de dados.
Flexível às necessidades da empresa, a plataforma permite modificações e que, o departamento de TI, utilize parâmetros, como conectores pré-definidos, APIs ou outras regras, para configurar as regras. Assim, o iPaaS cria um sistema central de visualização, gerenciamento e modificação de dados, infraestrutura e operações.
Ao escolher uma plataforma iPaaS os principais benefícios são:
-
- Conexão entre softwares;
-
- Convergência de dados de um local a outro;
-
- Redução com custos de implantação de soluções;
-
- Acesso e compartilhamento de dados rápido e fácil;
-
- Comunicação eficiente;
-
- Mais precisão na análise e interpretação de dados;
-
- Recursos avançados de segurança de dados;
-
- Interface simples e intuitiva;
-
- Permite o acesso remoto;
-
- Gerenciamento de APIs nativos e de terceiros;
-
- Integrações personalizáveis;
-
- Integração de dados locais e virtuais, de ambientes internos ou externos a empresa;
-
- Monitoramento de desempenho e execução de fluxo de dados;
-
- Análise de vazão, performance e erros;
-
- Combinação de diferentes métricas de infraestrutura para análise;
-
- Automatização de dados e processos;
-
- Visualização das execuções em tempo real.
Tamanho são os benefícios que o iPaaS traz para o negócio, que a Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologias, aconselhou os líderes de TI a investirem em estratégias de integração em cloud, durante a Conferência de Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração. A entidade destacou as soluções trazidas pelo iPaaS, por proporcionarem o desenvolvimento, a execução e a governança dos fluxos de integração.
De olho no futuro com a plataforma iPaaS
Com sistemas cada vez mais fragmentados, as empresas encontram problemas de integração entre as ferramentas, plataformas, tecnologias e linguagens que compõe suas operações. Assim, o mercado tem uma demanda crescente de soluções inteligentes de integração de sistemas.
Hoje, as empresas encaram grandes desafios para obter informações confiáveis e relevantes sobre o seu público-alvo. Dados esse, essenciais para a aquisição de insights que colaborem no processo de tomada de decisões. Isso exige uso de sistemas e aplicações que trabalhem de modo integrado, eliminando as barreiras provocadas pelo isolamento, de modo a permitir análises e relatórios eficientes.
O iPaaS transforma a digitalização em uma realidade palpável, capaz de: melhorar a escalabilidade sustentável do negócio, reduzir custos, otimizar os processos e a tomada de decisões. Isso tudo, sem demandar muito tempo dos colaboradores com cadastro e atualização de dados nas diferentes plataformas.
Indicado para grandes, médias e pequenas empresas, o iPaaS é versátil e tem baixo custo, atraindo diferentes perfis de organização que desejam substituir suas plataformas de integração clássicas, por uma opção mais moderna e barata. Conforme constatou o estudo Hype Cycle for Cloud Platform Services 2022, do Gartner, o iPaaS atingiu 20% a 50% do público global.
Oferecendo os benefícios de uma arquitetura de nuvem, a plataforma iPaaS é a solução de integração segura e gerenciável, que as empresas precisam para manterem-se conectadas e competitivas no mercado.
Gostou do artigo? Procurando soluções que transformem sua empresa, visite a HitCode e confira.